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O que é SEO: um guia completo para otimização de mecanismos de pesquisa

Suponha que você tenha iniciado um blog de receitas de sorvete, mas seu site não tenha uma classificação elevada nos resultados de pesquisa orgânica . Existem vários motivos pelos quais isso pode acontecer:

Seus concorrentes têm conteúdo melhor

  • Você usa palavras-chave fracas
  • Você usa práticas inadequadas de link building
  • O tempo de carregamento da sua página da web é lento
  • Seu site não oferece uma boa experiência do usuário
  • Seu site foi desindexado por engano

Para ter uma classificação elevada no SERP, você precisa entender como funcionam os mecanismos de pesquisa. Neste artigo, você aprenderá como o Google classifica os sites, os diferentes tipos de SEO e as várias técnicas de SEO que você pode usar para melhorar sua classificação.

O que é Black Hat SEO?

Black hat SEO refere-se às práticas que violam os termos de serviço dos motores de busca. Provavelmente aumentará a classificação de uma página na página de resultados de um mecanismo de pesquisa (SERP) por algum tempo, mas pode resultar no banimento de mecanismos de pesquisa ou sites afiliados, uma vez que é contra os termos de serviço do mecanismo de pesquisa. Algumas das técnicas ou práticas de SEO black hat incluem:

  • Recheio de palavras-chave
  • Manipulação de links
  • Criação de artigos, páginas ou landing pages de sites com conteúdo duplicado

Aviso: você pode ter sucesso a curto prazo. O tráfego para o seu site pode aumentar rapidamente, mas as penalidades do Google estão se tornando mais sofisticadas a cada dia que passa e podem ter efeitos devastadores tanto no tráfego quanto na classificação.

O que é White Hat SEO?

White Hat SEO normalmente se refere a táticas de SEO que estão em conjunto e de acordo com os termos e condições dos motores de busca. E assim como o nome sugere, o SEO de chapéu branco é o contraste do SEO de chapéu preto. Uma prática de SEO de chapéu branco como:

  • Criação de conteúdo e serviços originais de qualidade
  • Site otimizado para celular 
  • Uso de meta tags claras e ricas em palavras-chave

Isso melhorará suas classificações de pesquisa em uma SERP e também manterá a integridade do seu site.

Tipos de SEO

Se você deseja classificar uma palavra-chave específica no Google, você precisa aplicar o SEO. Existem duas estratégias para isso:

  • SEO na página
  • SEO fora da página

SEO na página

SEO na página é o processo de otimização dos elementos do site. Ao fazer isso, há certos fatores que você precisa levar em consideração. Todos esses elementos são algo que você pode controlar como usuário final. Os aspectos do SEO na página são:

Pesquisa de palavras-chave

Antes de fazer qualquer coisa com seu site, a primeira coisa que você precisa fazer é entender quais palavras-chave você deseja classificar. Para fazer isso, você precisa fazer uma pesquisa de palavras-chave . Nesse processo, você escolhe as palavras-chave primárias e secundárias em torno das quais cria meta tags e conteúdo.

Os componentes principais para pesquisa de palavras-chave são:

  • Volume de pesquisa
  • Concorrência
  • Relevância

Você também pode usar ferramentas de pesquisa de palavras-chave, como Google Keyword Planner e Ahrefs, para pesquisar palavras-chave. Depois de escolher as palavras-chave, você pode prosseguir e começar a otimizar suas páginas para essas palavras-chave.

Etiqueta de título

A tag de título é um elemento de título de cabeçalho que exibe o resumo do conteúdo do seu site na página de resultados do mecanismo de pesquisa. Também influencia as taxas de cliques e é o fator mais importante do SEO na página. Os mecanismos de pesquisa exibem os primeiros 50 a 60 caracteres da tag de título.

Meta Descrição

Uma meta descrição é uma breve descrição que resume o conteúdo de uma página da web. Eles também são exibidos nos resultados da página do mecanismo de pesquisa. Em comparação com a tag de título, uma meta descrição dá aos usuários uma melhor compreensão do que trata sua página da web. A meta descrição também influencia as taxas de cliques.

Estrutura de URL

URL significa Localizador Uniforme de Recursos. A prática recomendada é usar URLs amigáveis ​​​​para SEO, pois ajudam a entender do que se trata a página da web. A má estrutura de URL é um grande problema em SEO, o que pode resultar na obtenção de classificações mais baixas do seu site.

Tags de cabeçalho

As tags de cabeçalho ajudam a identificar os títulos e subtítulos do seu conteúdo. A hierarquia das tags de cabeçalho vai de H1 a H6. H1 é o título principal de uma página, a tag H2 é um subtítulo de H1 e assim por diante. Essas tags ajudam os mecanismos de pesquisa a ler e compreender melhor o conteúdo.

Link Interno

Links internos são links que vinculam páginas da web em seu site. Eles permitem que os usuários naveguem pelo site. Eles também são úteis para espalhar o link equity (valor passado de um site para outro).

Uso de palavras-chave

Um mecanismo de pesquisa rastreia um site usando Processamento de Linguagem Natural (PNL). A PNL ajuda os mecanismos de pesquisa a procurar conteúdo e palavras-chave.

Por exemplo: se o seu site é sobre marketing digital e você usou apenas a palavra-chave “marketing digital” nele, as chances de você ter uma classificação elevada para essa palavra-chave são baixas. É importante adicionar palavras-chave relacionadas, como tipos de marketing digital, habilidades em marketing digital, etc.

Mapas de site

Um mapa do site é uma forma de organizar um site para ajudar os usuários e os mecanismos de pesquisa a compreender a estrutura de um site. Existem dois tipos de mapas de sites:

  • Sitemaps HTML: projetados para humanos
  • Sitemaps XML : projetados para rastreadores

Agora que você tem uma compreensão clara do SEO on-page, vamos discutir a seção SEO off-page da seção ‘O que é SEO?’ artigo.

SEO fora da página

SEO fora da página é outro processo para melhorar sua classificação na página de resultados do mecanismo de pesquisa. Também ajuda a fortalecer a credibilidade do seu site e a construir um senso de autoridade e confiabilidade do domínio. Outros benefícios do SEO fora da página são o aumento do tráfego, do page rank e do reconhecimento da marca.

Link Building

O SEO fora da página está principalmente associado ao link building. Link building é o processo de aquisição de hiperlinks de outros sites para o seu site. Isso também é conhecido como link building externo. A chave para o link building é sempre o conteúdo. Do ponto de vista do SEO na página, ter conteúdo de qualidade permite otimizá-lo para palavras-chave e classificação relevantes. A partir de uma estratégia de SEO fora da página, ter conteúdo de alta qualidade permite que outros sites tenham links para o seu site.

Aqui estão algumas estratégias para link building:

  • Criação de conteúdo de alta qualidade – Outros sites terão links para o seu se o seu conteúdo for original, bem estruturado e de boa leitura.
  • Engajamento fora do site – Passe muito tempo em outros sites semelhantes ao seu. Você pode pesquisar outros sites que tenham conteúdo relevante. Você pode compartilhar seu conteúdo com eles, eles podem compartilhar seu conteúdo com você. Você também pode conseguir envolvimento externo por meio da mídia social e colaborando com blogueiros.

Ao aprender ‘O que é SEO’, também há algumas coisas que devemos e não devemos fazer, das quais você deve estar ciente. A próxima seção cobre isso.

O que fazer e o que não fazer em SEO

Aqui estão alguns pontos importantes que você deve ter em mente para SEO.

O que fazerNão é
Opte por técnicas de chapéu branco (basicamente todos os pontos mencionados acima).Não opte por técnicas de chapéu preto.Por exemplo, escolher uma palavra-chave arbitrariamente e inseri-la no conteúdo.
Tente obter backlinks de sites relevantes com conteúdo de alta qualidade.Evite backlinks de sites irrelevantes.
Use palavras-chave em suas tags de título e tenha uma tag de título exclusiva para várias páginas da web.Não duplique as mesmas tags de título em várias páginas da web.
Escreva conteúdo envolvente para uma melhor experiência do usuário.Não plagie conteúdo.
Faça pesquisas de palavras-chave. Entenda o volume e a concorrência de todas as palavras-chave.Evite o excesso de palavras-chave. O Google será capaz de perceber isso.
Crie links internos para o seu site naturalmente.Evite construir backlinks em todo o site.
Leva tempo para classificar seu conteúdo, então seja paciente e espere um pouco.Não se estresse e comece a usar técnicas de chapéu preto.
Torne seu site responsivo e fácil de usar em vários dispositivos.Não ignore os dispositivos móveis ao criar seu site para desktop. A maioria dos usuários hoje inicia seu processo de pesquisa em seus celulares

SEO x SEM

Antes de continuarmos com ‘O que é SEO?’ artigo, vale a pena abordar algo que muitas pessoas confundem – a diferença entre SEO e SEM . Ambos são componentes críticos de qualquer campanha de marketing digital bem-sucedida, e o SEO é, na verdade, um subconjunto do SEM. A principal diferença, que abordaremos com muito mais detalhes aqui, é que o SEM emprega publicidade paga em mecanismos de pesquisa para atingir dados demográficos específicos.

Como o Google classifica os sites?

Os sites são classificados principalmente com base na competição entre suas páginas da web e outras páginas da web por uma palavra-chave específica. As páginas da web que seguem as práticas recomendadas superam todas as outras páginas da concorrência e estão no topo para essas palavras-chave.

Mecanismos de busca como o Google seguem três etapas básicas para classificar um site. Eles são:

  1. Rastejando
    Os mecanismos de pesquisa possuem spiders ou bots que verificam um site, copiam todo o conteúdo do site e o armazenam no índice do mecanismo de pesquisa.
  2. Indexação
    Indexação é o método de adicionar páginas da web aos resultados de pesquisa do Google. Se o seu site não estiver no índice de um mecanismo de pesquisa, ninguém conseguirá encontrá-lo.
  3. Classificação
    Quando você digita algo no Google, os sites mais relevantes (do índice) aparecerão nos resultados da pesquisa. Esses resultados são baseados em vários fatores, como localização do usuário, idioma, experiência, etc.

Há muitos fatores que influenciam a classificação – a relevância é um aspecto crítico. Por exemplo, se você digitar Simplilearn, as páginas da web do Simplilearn aparecerão organicamente porque são relevantes para aquela palavra-chave. No entanto, você também precisa garantir que o tempo de carregamento da página seja rápido para o usuário final. O Google também leva em consideração outros fatores, como quanto tempo alguém permanece em um site e a taxa de rejeição (sair do site depois de visualizar apenas uma página).

O idioma e a localização também desempenham um papel vital na classificação. Por exemplo, se você pesquisar na Índia, os resultados serão diferentes dos resultados nos Estados Unidos. Isso ocorre porque o Google tem diferentes bots que rastreiam páginas diferentes em momentos diferentes e o índice do Google é atualizado continuamente. No entanto, não está sincronizando em tempo real.

Para elaborar, se você pesquisar “cafés” enquanto estiver em São Francisco, verá resultados diferentes. Agora, se você pesquisar por “cafés” enquanto estiver em Mumbai, verá resultados diferentes.

Resumindo, os fatores mais importantes para a classificação do Google são relevância, experiência do usuário, idioma e localização.

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